A fim de fomentar a troca de conhecimentos e experiências, a 3tentos levou um grupo de cerca de 30 produtores rurais e parceiros do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso para a Ásia Oriental. O roteiro inclui visitas a cooperativas agrícolas, indústrias e portos, além de palestra com o Ministério da Agricultura da China.
Esta edição do Agritour, programa que já levou centenas de parceiros aos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez na China. A iniciativa tem como propósito potencializar aprendizados e insights através do contato direto com atividades agrícolas em solo estrangeiro, incluindo visitas a universidades, centros de pesquisa, indústrias e lavouras.
A viagem, que durou nove dias, permitiu aos participantes conhecerem aspectos únicos da agricultura oriental, além de explorar o turismo e novas tecnologias. Alan Araldi, Diretor de Marketing da 3tentos, destacou a importância da China como destino. "A China foi escolhida por ser um dos grandes parceiros comerciais do Brasil e um grande demandante de produtos agrícolas brasileiros, especialmente a soja. A agricultura chinesa é muito diferente da praticada no Brasil e nos EUA e oferece valiosos aprendizados", frisou.
Tales Pezzini, produtor de Santa Bárbara do Sul/RS e um dos integrantes da comitiva, compartilhou sua percepção sobre a agricultura oriental: "Em termos de produção agrícola, nós brasileiros estamos à frente. Utilizamos tecnologias mais avançadas e conseguimos alcançar melhores produtividades, mesmo com condições climáticas e de solo menos favoráveis." No entanto, Pezzini também ressaltou as oportunidades de aprendizado em outras áreas. "Pudemos ver o uso avançado de tecnologias de logística, aplicativos de compras e serviços financeiros, que podem ser aplicados em alguns aspectos do nosso negócio."
Além das visitas e palestras, a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes foi um dos pontos altos da viagem. "O mais valioso para mim foi a oportunidade de interagir com colegas agricultores de outras regiões. Passar esses dias juntos, discutindo desafios e aprendendo como cada um lida com eles, é sem dúvida o que mais marcou essa experiência", concluiu Pezzini.
Veja alguns registros da viagem: