Se deparar com situações de dúvidas perante o que fazer na lavoura é frequente na nossa atividade, a resposta para essas perguntas geralmente encontramos na equação Custo/Benefício. Ponderar os custos associados a alguma medida e mensurar os possíveis benefícios, sejam eles de aumento de produtividade ou até mesmo de mitigação de riscos, colaboram de forma decisiva na hora de definir as estratégias.
Expor esse ponto é salutar, principalmente no momento em que estamos entrando de aplicações de fungicidas, onde muitas vezes tentar tardar o início das aplicações, retardá-las, alongar intervalos e até mesmo não associar outros mecanismos de ação para redução de custos é frequente e passa a todo momento pelas nossas cabeças.
Trabalhar o conceito de proteção de plantas é decisivo, e por mais que seja plausível tentar reduzir o número de aplicações, o atraso ou aumento dos intervalos provavelmente irão acarretar em redução de intervalos ou aplicações emergências logo ali na frente com impactos na produção. Por isso, a ideia de SEGURO DE LAVOURA ou mitigação de risco nos ajuda a decidir, pois dificilmente uma aplicação de fungicida irá totalizar mais que 3% do custo total.
Racionalizar a tomada de decisão é o grande desafio para todos, e a consciência de que 60% do custo de produção é efetivado logo após o plantio colabora no objetivo de realizar boas colheitas com excelentes resultados financeiros! ((Se o tempo ajudar é claro)).