Como já vem sendo repetido no mundo agro, alguns fatores são responsáveis pela construção do potencial produtivo, enquanto outros apenas mantem o potencial produtivo definido pelo arranjo dos demais. A adubação é um dos fatores fundamentais tanto no incremento quanto na manutenção da produtividade.
Historicamente, sempre se deu maior importância à correção de acidez, que adiciona grandes quantidades de cálcio e magnésio, e à adubação com fósforo e potássio. Os demais nutrientes, em especial ao enxofre (S), apesar de serem essenciais, sempre tiveram importância secundária, atribuído à ausência de resposta baseados em estudos mais antigos, alegando que sua reposição oriunda da matéria orgânica do solo seria suficiente para os baixos índices produtivos da época.
O S é um elemento essencial, considerado macronutriente secundário e sendo exigido em quantidades relativamente elevadas pelas culturas, semelhante às quantidades de fósforo. Depois de ser absorvido, na forma de sulfato, ele é reduzido e incorporado em aminoácidos que são redistribuídos para as partes da planta em crescimento.
O Enxofre é benéfico pois tem as seguintes funções:
1. Garantia de funcionamento normal da planta
Os processos dos quais o Enxofre está inserido dentro da planta, para que ela tenha um funcionamento normal e saudável são: estruturação das proteínas, constituição de enzimas e vitaminas, fotossíntese, fixação do nitrogênio e formação da clorofila. Na ausência desse nutriente, todas essas funções serão comprometidas ou perderão o seu potencial.
Não sendo o Enxofre fator limitante, ou seja, estando em quantidade suficiente no solo para garantir o bom funcionamento dos processos acima, sua presença possibilita os benefícios a seguir:
2. Melhoria da qualidade dos cereais para beneficiamento e processamento como alimento, como o trigo
3. Aumento do teor de óleo na soja
4. Aumento da resistência à deficiência hídrica
5. Controle de certas doenças emitidas através do solo (fungicida natural).
Com os agricultores dando prioridade para fertilizantes mais concentrados em nitrogênio, fósforo e potássio, o Enxofre muitas vezes pode ser encontrado nas camadas mais profundas do solo tanto por não ter sido aplicado ultimamente quanto por ter sido lixiviado em caso de pouca matéria orgânica presente na terra. Aí mora a oportunidade para aplicação desse adubo. Essa oportunidade existe pois o incremento de Enxofre no solo, dado que nos últimos tempos muitos ignoraram esse fator, pode potencializar os itens indicados acima. Sendo disponibilizado nas camadas superiores do solo após, em média, 6 meses da sua aplicação, seu uso poderia providenciar maiores produtividades.
Entre as fontes de fertilizantes de S comercializadas e disponíveis no mercado brasileiro encontra-se o ENXOFRE ELEMENTAR (S90%), fertilizante com alta concentração, de fácil aplicabilidade (a lanço), granulado com agentes dispersantes. Contendo os níveis corretos de matéria orgânica no solo e não sendo fator limitante, a aplicação do produto pode render bons frutos às áreas que não vêm tendo disponibilidade nas últimas safras.