Em meio a tantos debates, muitas vezes protagonizados por pessoas sem conhecimento de causa e que podem seguidamente espalhar desinformação, entendemos por bem compartilhar mais um fato que comprova que o produtor rural brasileiro é quem mais preserva a natureza. Entre tantas iniciativas e regulamentos, a produção de biocombustível a partir de matérias-primas produzidas no campo é mais um dos itens que corroboram para essa afirmação.
Para cumprir com as metas de descarbonização assinadas no acordo de Paris em 2015, o Brasil tem como uma de suas premissas aumentar o consumo dos biocombustíveis(biodiesel, etanol, biometano, etc) na matriz energética brasileira, e para isso criou o RenovaBio. O objetivo do projeto é estabelecer um cenário de maior previsibilidade e regularidade no abastecimento dos biocombustíveis, incentivando empresas a investirem no setor, gerando mais emprego e renda na cidade e no campo.
Os ganhos econômicos são importantes, porém a principal base do programa está nos benefícios ambientais trazidos na substituição dos combustíveis fósseis por combustíveis renováveis.
O produtor rural, especialmente o de soja nesse contexto, é diretamente envolvido no processo para certificar o Biodiesel no RenovaBio. Para certificar o combustível produzido no programa, é realizada uma análise de todo o ciclo de vida do carbono, avaliando todas as etapas, desde o plantio da soja, transporte do grão, processamento, industrialização e transporte do produto acabado, considerando quanto carbono foi consumido nessas etapas e qual é o ganho no momento da queima quando comparado ao seu combustível fóssil substituto, nesse caso o diesel.
Além da análise de ciclo de vida do carbono o programa proíbe supressão vegetal, portanto a soja que deu origem ao biodiesel não pode ter sido originada de uma área onde tenha ocorrido desmatamento nos últimos anos.
Estamos vivendo um momento muito especial para a agricultura brasileira, pois além da responsabilidade de produzir alimentos para o mundo o agricultor também está sendo responsável pela produção da matéria-prima para um combustível menos poluente que está contribuindo e contribuirá cada vez mais para um planeta mais limpo. Não é novidade para os produtores que os maiores interessados na preservação do meio ambiente sejam do setor rural - afinal, seu sustento vem da natureza e eles trabalham em uma relação contínua de produção-preservação, tanto para garantir a produtividade das próximas safras quanto para preservar o campo de forma a seguir gerando frutos para as gerações futuras.
O produtor rural já vem, por muitos anos, praticando atividades que comprovadamente o classificam como o maior agente de preservação da natureza, sendo as mais conhecidas: áreas de preservação, reservas legais, licenciamentos ambientais e tantas outras. Para estar por dentro de como desmistificar os argumentos que vão contra as verdades do agro, uma ótima fonte é o canal do YouTube da produtora rural e RP Camila Telles, influencer do agro, que pode ser conferido aqui.
Todos os cálculos que comprovam o benefício da produção e uso de Biodiesel em relação à combustíveis fósseis deixam claro, portanto, que o produtor é, de diversas maneiras, peça fundamental na diminuição de poluentes, captura de carbono e melhoria da matriz energética renovável do Brasil. Contra fatos não há argumentos, e é com a verdade que vamos combater a desinformação em relação ao setor que garante a base econômica e sustentação do nosso país.