Após passarmos um longo período de planejamento, nos aproximamos da semeadura de soja da safra 19/20. Neste momento muitas dúvidas surgem, entre elas qual a data adequada para iniciar a semeadura.
Com o intuito de contribuir nesta decisão, ressaltamos alguns pontos que são fundamentais para você definir esta data.
Zoneamento Agrícola
Tratando-se do Rio Grande do Sul, o zoneamento agrícola em média permite semeaduras de soja a partir do dia 20/10, variando de acordo com tipo de solo, região e cultivar.
Assim, lavouras seguradas ou financiadas devem obedecer ao período estabelecido no zoneamento dos municípios para garantir que o mesmo esteja protegido de eventuais problemas em sua lavoura.
Condição climática atual/Previsão
As sementes de soja precisam para sua germinação temperaturas do solo acima de 20 °C. Desta forma o monitoramento da temperatura do solo é extremamente importante para identificar o momento certo de início da semeadura.
Além disso, temperaturas abaixo de 20 °C terão influência direta na velocidade de emergência das plântulas de soja, o que aumentará o tempo em que as sementes ficarão expostas a riscos como ataque de pragas e fungos de solo, como ocorrido na safra 18/19.
Com base nos registros da estação meteorológica da Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS), nos últimos 6 anos a temperatura média do solo a 5 cm de profundidade tem ultrapassado a marca dos 20°C a partir do dia 14/10, proporcionando então condições favoráveis ao processo de germinação e emergência das sementes.
Outro ponto observado tratando-se agora de temperatura do ar, é que atualmente ela está mais elevada do que na média dos últimos 6 anos. Para exemplificar, a média dos 6 anos anteriores no dia 10/10 é de 18,3°C, enquanto que a temperatura média registrada nessa quinta-feira (10/10/2019) foi de 20,9°C, este aumento na temperatura do ar impacta diretamente na elevação da temperatura do solo.
A previsão climática para os próximos dias segundo informações da Somar Meteorologia indica a ocorrência de chuvas previstas para a próxima semana que vão provocar uma leve redução nas temperaturas, porém as mesmas devem voltar a subir a partir do dia 23/10.
Desta forma o decréscimo de temperatura neste período poderá sim influenciar sobre a velocidade de emergência das sementes e favorecer o ataque de fungos de solo, ainda mais se as baixas temperaturas estiverem associadas a alta umidade do solo.
Cabe a você e seu consultor monitorar as previsões climáticas e avaliar as oportunidades e riscos associados a antecipação da semeadura, temperatura e altas precipitações após a semeadura.