Dessecação Antecipada
Este é um aspecto determinante para que se consiga atingir uma boa qualidade de plantio, a chamada dessecação antecipada é fundamental para que o leito de semeadura esteja em boas condições. A dessecação em torno de 30 dias antes da semeadura tem por objetivo eliminar possíveis efeitos de alelopatia das plantas de cobertura, eliminar a competição por água, luz e nutrientes, além de evitar possíveis transtornos no momento da semeadura ocasionados por plantas que não estejam completamente mortas. Situações como estas podem gerar problemas como envelopamento da semente, onde ela não fica completamente coberta pelo solo, causando atraso na emergência ou até mesmo não germinação.
Outro aspecto de grande importância na utilização da dessecação antecipada é o uso de inseticidas, podendo reduzir e até mesmo zerar os níveis de pragas sobreviventes nos restos culturais que podem trazer ataque de lagartas e percevejos nas plantas de milho.
Semeadura
O momento de semeadura do milho é determinante para o sucesso da lavoura, pois o número de plantas por hectare é o primeiro e principal componente de rendimento, sobretudo se levarmos em conta que a cultura não possui a capacidade de ocupar o espaço deixado por uma planta que não se desenvolveu.
Entre os pilares de sucesso da semeadura estão:
- Profundidade Plantio (3 a 5 cm);
- Umidade do Solo
- Velocidade de Semeadura (4 a 6 km/h)
- Escolha de discos e anéis (semeadoras mecânicas)
Nas semeadoras com sistema mecânico de distribuição de sementes é fundamental a escolha correta dos discos e anéis de plantio, pois se não estiverem adequados podem ocasionar danos mecânicos, falhas na distribuição e deposição de sementes duplas, interferindo no estande de plantas que o produtor planejou.
Conclusão
Lavouras uniformes e plantas bem estabelecidas são os primeiros passos para produtividades acima de 200 scs/ha na cultura do milho.