O que é Certificado Digital?
O Certificado Digital é um documento de identidade digital para pessoa física e jurídica. Com o certificado, o produtor rural tem a possibilidade de fazer transações online com a mesma segurança de transações presenciais. Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) garante proteção da privacidade e impede que empresas utilizem dados para benefício próprio.
No estado do Rio Grande do Sul o SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é o órgão que gerencia a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Atualmente, não existe obrigatoriedade para todos os produtores rurais emitirem NF-e, entretanto, a cada ano que passa a digitalização aumenta, e com isso, cada vez mais os produtores estão adequando e modernizando seus processos.
Pensando nisso, a 3tentos estabeleceu uma parceria com a empresa gaúcha SafeWeb, especialista na emissão de Certificados Digitais. Os Certificados Digitais estão sendo emitidos nas unidades da 3tentos e também nas propriedades rurais dos agricultores parceiros, desde outubro de 2020.
Benefícios e soluções que o Certificado Digital pode proporcionar
Segurança é uma das características mais importantes do Certificado Digital, essa tecnologia é executada a partir de protocolos de proteção e criptografia avançada, o que a torna extremamente confiável.
Ao realizar qualquer transação virtual, com base no Certificado Digital, as chances de fraudes são baixíssimas, se compararmos com a assinatura por escrito ou autenticação mecânica.
Validade jurídica
Assim como em um cartório, onde o produtor rural faz o reconhecimento de firma por meio da autenticação dos documentos. O Certificado Digital possui validade jurídica equivalente, sendo assim, já é uma tendência dos novos modelos de gestão e produção.
Produtor rural com Certificado Digital no Aplicativo 3tentos
Ao acessar o aplicativo o produtor rural possui acesso a todas as informações de sua safra, como por exemplo, o volume de produtos que ainda pode retirar na unidade, o saldo de grãos entregues, acompanhar a previsão do tempo e muito mais.
Além destes benefícios, atualmente, o produtor rural não possui custos com o Certificado Digital. Ao vincular seu certificado no aplicativo, mais ferramentas tornam-se disponíveis, entre elas a emissão de NF-e, a possibilidade de fixar (vender) grãos, bem como a assinatura online de documentos (notas, duplicatas, etc...). Dessa forma, podemos dizer que ferramentas digitais vieram para somar, facilitando o trabalho e o dia-a-dia do agronegócio brasileiro.