Planejamento da safra
Um bom planejamento se faz primordial para o resultado, por isso, antes de um novo plantio, os produtores rurais precisam se preparar com antecedência, já na entressafra, e analisar o histórico da última safra para não cometer os mesmos erros dos anos anteriores.
Neste momento, as preocupações também se voltam para a escolha de cultivares altamente produtivas. O que nem sempre é suficiente, já que a resposta e expressão produtiva da planta também será resultado dos manejos adotados pelo agricultor.
A não observação de manejos importantes promovem alguns erros frequentes, como: falhas de semeadura, problemas com germinação da semente, uso de cultivares não adaptadas às regiões, falta de recobrimento no tratamento de sementes, descuido de fatores climáticos e de solo, temperatura ideal e época indicada de semeadura.
Abaixo destacamos 5 pontos de atenção para obtenção de altas produtividades:
1- Escolha de cultivares
Para evitar esses problemas, é importante fazer a escolha adequada das cultivares, considerando região e qualidade das sementes. Atualmente, existe uma grande variedade disponível no mercado, com diferentes grupos de maturação, onde os mais cultivados variam entre 115 e 140 dias. Lembrando ainda, a importância do escalonamento de cultivares, que diminui riscos e distribui a colheita.
2 - Dessecação
A realização de uma boa dessecação onde será implantada a cultura, inibe a mato competição causada pelas plantas daninhas, além de eliminar plantas involuntárias que sirvam de hospedeiras para patógenos e insetos-praga.
3 - Regulagens de máquinas
Além disso, também é necessário observar a adequada regulagem do maquinário utilizado para a implantação, visando a correta distribuição da semente e do adubo, com base nas necessidades da cultura e nos resultados da análise de solo.
4 - Condição de solo
As condições de solo, como a temperatura e disponibilidade hídrica, também serão determinantes para a interação da semente com o meio. Para iniciar o processo de germinação e ativação metabólica, na fase inicial é necessária uma absorção de 40 a 50% do volume da semente em água, dependendo da variedade.
Uma vez que as sementes estão em contato com o solo, a proteção na fase inicial da cultura é extremamente importante. Devido a isso, é recomendado o uso de um tratamento de sementes eficiente, promovendo assim uma barreira química ao ataque de pragas de solo e patógenos.
5 - Pragas e doenças
Durante o desenvolvimento da lavoura, precisamos de atenção com as pragas e doenças, por isso o monitoramento deve ser realizado em cada estágio de desenvolvimento da cultura. Com isso, se faz necessário um planejamento e uma aquisição antecipada dos insumos a serem utilizados durante seu ciclo, evitando assim, futuras dores de cabeça ao agricultor.
Conclusão
Os manejos adotados com precisão e controle, atrelados a recomendações técnicas especializadas, serão determinantes para o sucesso da sua lavoura.